21 de novembro de 2012

Diferenças entre o "beber social" e o alcoolismo

As informações sobre os efeitos do álcool no organismo e suas consequências são amplamente divulgadas. É necessário sempre apresentar as diferenças do "beber social" e do alcoolismo.

Relacionamentos interpessoais afetivos ficam prejudicados, ocorre a falta de diálogo com parceiro, são frequentes explosões com manifestações de raiva, atitudes hostis, perda de interesse sexual, ou uso de álcool para ficar sexualmente desinibido.

No ambiente corporativo, colegas podem notar um comportamento mais irritável do que o habitual, atrasos ou mesmo faltas ao trabalho são frequentes, esquecimentos são mais intensos que os lapsos comuns que ocorrem naturalmente com qualquer um envolvendo obrigações e deveres.

As manifestações fisiológicas, como vômitos pela manhã, dores abdominais, diarreias, gastrites, aumento do tamanho do fígado, etc.

O alcoólatra possui uma forte resistência para iniciar um tratamento de psicoterapia, porém, é necessário que sua auto estima seja preservada, aceitando sua condição e a necessidade de ajuda especializada, para que os prejuízos em sua saúde física e emocional e sua capacidade produtiva sejam restabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário